Lesões da Pele da Face e Pálpebras
O que é?
A excisão de lesões benignas é um procedimento cirúrgico realizado para remover alterações ou nódulos que surgem na face e pálpebras. Essas lesões podem incluir quistos, xantelasmas, fibromas, nevos (sinais), queratoses seborreicas, entre outros.
No casos das lesões das pálpebras, o objetivo da excisão é eliminar a lesão, restabelecendo a aparência normal da pele e, em alguns casos, melhorando a função, caso a lesão esteja a interferir na visão ou a causar desconforto.
Também podem ser realizadas excisões de tumores malignos. No entanto, nestes casos, serão necessários mais exames para avaliar o tamanho, a extensão da doença e o tipo de tratamento adequado. A abordagem cirúrgica poderá variar de acordo com cada situação, desde uma excisão simples até à necessidade de uma reconstrução mais complexa, que pode envolver o uso de retalho ou enxerto de pele.
Como é a Excisão de Lesões Benignas?
O procedimento é geralmente simples e pode ser realizado com anestesia local, sendo bastante eficaz para remover a lesão sem comprometer a estética da área.
Casos
Vou ficar com cicatrizes?
As incisões são feitas nas dobras naturais das pálpebras superiores ou logo abaixo da linha das pestanas nas pálpebras inferiores, o que ajuda a escondê-las. Com o tempo, as cicatrizes geralmente tornam-se quase invisíveis.
Perguntas Frequentes
Uma semana após a cirurgia, terá uma consulta para remoção dos pontos e para avaliar o processo de cicatrização. Nesse dia, poderá praticamente retomar a sua rotina habitual, embora possa ainda apresentar algum edema ou hematoma, o qual desaparecerá gradualmente nas semanas seguintes.