Dra. Sílvia Dionísio

Implantes feitos à Medida

Malar, mandíbula, mento

O que é?

Os implantes feitos à medida são dispositivos personalizados utilizados em cirurgia estética ou reconstrutiva para corrigir deformidades ou melhorar a aparência das áreas malar (maçãs do rosto), mandíbula ou mento (queixo). Estes implantes são especialmente desenhados para se ajustarem às necessidades específicas de cada paciente, garantindo um resultado totalmente personalizado, natural e harmonioso.

Este procedimento pode ser realizado por razões estéticas (pálpebras caídas, “papos”), ou por questões funcionais, caso o excesso de pele nas pálpebras superiores interfira com a visão. Esta pode ser realizada apenas em uma das pálpebras ou em ambas (superiores e inferiores).

  • Implantes malares são utilizados para aumentar a projeção das maçãs do rosto, restaurando o volume perdido com o envelhecimento ou corrigindo assimetrias faciais.
  • Implantes mandibulares são indicados para corrigir a falta de projeção ou assimetrias na mandíbula, proporcionando um perfil facial mais harmonioso.
  • Implantes de mento são uma alternativa à mentoplastia, com o objetivo de melhorar o tamanho, formato ou posição do queixo, criando um perfil facial mais equilibrado e simétrico. No entanto, não são indicados para reduzir o tamanho do mento.

Como é a Cirurgia?

A cirurgia para colocação dos implantes à medida é realizada sob anestesia local ou geral, dependendo da complexidade do caso e da área a ser tratada. O procedimento envolve a realização de pequenas incisões na região desejada via intra-oral, para evitar cicatrizes visíveis e a colocação do implante na área especificada. O implante é fixado com parafusos de forma precisa para garantir estabilidade e uma estética natural.

Casos

Caso de implante malar
Caso de implante malar

Vou ficar com cicatrizes?

As incisões para a colocação dos implantes feitos à medida são na parte interior da boca, o que significa que não haverá cicatrizes visíveis na face.

Perguntas Frequentes​

Quando tenho alta?
A alta é no mesmo dia da cirurgia.
Depois da cirurgia vou ter dor?
Como em qualquer cirurgia, é possível sentir algum desconforto nas primeiras 48 a 72 horas após o procedimento, o qual pode ser aliviado com a medicação analgésica prescrita. O Edema/ inchaço tendem a diminuir progressivamente nas semanas seguintes.
Quais os cuidados a ter no pós-operatório?
Após a cirurgia, os cuidados incluem alimentação líquida e fria 3 dias, depois pode progredir conforme for tolerando para normal. Deve manter uma boa higiene oral para prevenir infeções e fazer a medicação prescrita. Gelo é recomendado fazer nos primeiros 3 dias para ajudar a diminuir o edema/inchaço. Os pontos são absorvíveis, não sendo necessário retirá-los. É recomendado evitar atividades físicas intensas nas primeiras 2 semanas. O acompanhamento pós-operatório com o cirurgião é fundamental para monitorizar a recuperação.
Quando posso voltar a fazer exercício físico?
Habitualmente, é recomendado uma pausa de exercício durante 2-4 semanas, dependendo da sua recuperação. Após a primeira semana, se a recuperação estiver a correr bem, pode começar a retomar exercícios mais leves, como caminhadas. No entanto, deve evitar natação e atividades que causem suor excessivo ou movimentos bruscos, que possam interferir na cicatrização ou causar inchaço prolongado.

É sempre fundamental seguir as recomendações dadas na consulta pós operatória pois cada caso é único e a recuperação pode variar de pessoa para pessoa.