Cirurgia Oral
Quistos, tórus/exostoses, sisos inclusos
O que é?
A cirurgia oral abrange uma série de procedimentos realizados para tratar condições que afetam a mucosa da boca ou os ossos dos maxilares. Estes procedimentos podem incluir a remoção de quistos ósseos, lesões benignas ou malignas do osso, dentes dos sisos inclusos, entre outros.
- Quistos: São lesões frequentemente preenchidas por líquido, que podem desenvolver-se nos ossos dos maxilares ou nos tecidos moles da cavidade oral. A cirurgia visa a remoção do quisto.
- Tórus ou Exostoses: São protuberâncias ósseas benignas que podem formar-se no interior da boca, geralmente no céu da boca (tórus palatino) ou na parte interna da mandíbula (tórus mandibular). A cirurgia visa remover essas lesões quando causam desconforto ou dificultam a adaptação de próteses dentárias.
- Sisos Inclusos: Quando os dentes do siso não conseguem “nascer” designam-se de inclusos (impactados), podendo ser necessário proceder à sua remoção através de um retalho na mucosa e abertura de janela óssea para ter acesso ao dente.
Como é a Cirurgia?
A cirurgia pode variar dependendo do tipo de lesão ou problema, mas de forma geral, segue os seguintes passos:
- Anestesia: o procedimento é realizado sob anestesia local. Em casos mais complexos ou em pacientes ansiosos, a cirurgia pode ser realizada sob sedação ou anestesia geral.
- Incisão: é feita uma incisão na gengiva para ter acesso à área afetada.
- Remoção: a cirurgiã remove a lesão, quisto, tórus/exostose, tumor ou o(s) dente incluso. Dependendo da complexidade, pode ser necessário cortar o osso.
- Suturas: Após a remoção, a cirurgiã sutura a área para encerrar a incisão.
Casos
Vou ficar com cicatrizes?
As incisões são feitas via intra-oral, o que significa que não haverá cicatrizes visíveis na face.
Perguntas Frequentes
Quando tenho alta?
A alta geralmente ocorre no mesmo dia da cirurgia. Em casos mais complexos, como a remoção de tumores com necessidade de reconstrução ou quistos de grandes dimensões pode ser necessário ficar internado para maior vigilância.
Depois da cirurgia vou ter dor?
Como em qualquer cirurgia, é possível sentir algum desconforto nas primeiras 48 a 72 horas após o procedimento, o qual pode ser aliviado com a medicação analgésica prescrita. O Edema/ inchaço tendem a diminuir progressivamente nas semanas seguintes.
Quais os cuidados a ter no pós-operatório?
Após a cirurgia, os cuidados incluem alimentação líquida e fria 3 dias, depois pode progredir conforme for tolerando para dieta normal. Deve manter uma boa higiene oral para prevenir infeções e fazer a medicação prescrita. Gelo é recomendado fazer nos primeiros 3 dias para ajudar a diminuir o edema/inchaço.
Os pontos são absorvíveis , não sendo necessário retirá-los. É recomendado evitar atividades físicas intensas nas primeiras 2 semanas. O acompanhamento pós-operatório com o cirurgião é fundamental para monitorizar a recuperação.
Os pontos são absorvíveis , não sendo necessário retirá-los. É recomendado evitar atividades físicas intensas nas primeiras 2 semanas. O acompanhamento pós-operatório com o cirurgião é fundamental para monitorizar a recuperação.