Blefaroplastia
O que é?
A blefaroplastia é uma cirurgia estética, que tem como objetivo de remover o excesso de pele e/ou gordura das pálpebras superiores e inferiores. Esta intervenção visa melhorar a aparência da região ocular, proporcionando um olhar mais jovem.
Este procedimento pode ser realizado por razões estéticas (pálpebras caídas, “papos”), ou por questões funcionais, caso o excesso de pele nas pálpebras superiores interfira com a visão. Esta pode ser realizada apenas em uma das pálpebras ou em ambas (superiores e inferiores).
Como é a Cirurgia?
A blefaroplastia é realizada num bloco operatório habitualmente sob anestesia local com sedação.
No entanto, alguns dos casos podem ser realizados sob anestesia geral.
Na Blefaroplastia superior, as incisões são realizadas nas dobras naturais da pálpebra superior, enquanto que na Blefaroplastia inferior a incisão é feita na linha natural abaixo das pestanas, ou, em alguns casos, na parte interna da pálpebra (quando não há excesso de pele), minimizando as cicatrizes externas. A cirurgia pode incluir excisão ou reposicionamento de pele, gordura e, eventualmente, músculo.
O encerramento das feridas é com suturas finas e pontos delicados para uma cicatrização praticamente invisível.
Casos
Vou ficar com cicatrizes?
As incisões são feitas nas dobras naturais das pálpebras superiores ou logo abaixo da linha das pestanas nas pálpebras inferiores, o que ajuda a escondê-las. Com o tempo, as cicatrizes geralmente tornam-se quase invisíveis.
Perguntas Frequentes
Uma semana após a cirurgia, terá uma consulta para remoção dos pontos e para avaliar o processo de cicatrização. Nesse dia, poderá praticamente retomar a sua rotina habitual, embora possa ainda apresentar algum edema ou hematoma, o qual desaparecerá gradualmente nas semanas seguintes.
É sempre fundamental seguir as recomendações dadas na consulta pós operatória pois cada caso é único e a recuperação pode variar de pessoa para pessoa.