Dra. Sílvia Dionísio

Mentoplastia

Cirurgia Estética do Queixo

O que é?

A mentoplastia é uma cirurgia destinada a modificar a posição ou o tamanho do mento (queixo). Este procedimento visa melhorar o equilíbrio facial, podendo corrigir problemas como o excesso ou o atraso no crescimento da mandíbula, assimetrias do mento ou deformidades. Em alguns casos, a mentoplastia pode ser combinada com a cirurgia ortognática.

Em casos, em que a mordida já foi camuflada com ortodontia a mentoplastia pode ser uma alternativa à cirurgia ortognática

Como é a Cirurgia?

A cirurgia é realizada sob anestesia geral. 

A incisão é realizada via intraoral, não deixando cicatrizes na face. A osteotomia (corte) e os movimentos do mento são cuidadosamente planeados com recurso a uma programação tridimensional, sendo utilizada uma placa personalizada, específica para o seu caso. Este planeamento detalhado proporciona um resultado mais preciso, previsível e adaptado às suas necessidades individuais.

Casos

Planificação 3D de caso de avanço e rotação do mento.
Planificação 3D de caso de avanço e rotação do mento.
Placa feita à medida.
Placa feita à medida.
1 mês pós operatório de mentoplastia de avanço
1 mês pós operatório de mentoplastia de avanço

Vou ficar com cicatrizes?

Não. A mentoplastia é realizada por via intraoral, o que significa que não ficam cicatrizes visíveis no exterior da face.

Perguntas Frequentes​

Quem faz parte da equipa cirúrgica?
Além da Cirurgiã estará presente na sua cirurgia um anestesista, um Cirurgião ajudante, um Enfermeiro instrumentista, um Enfermeiro circulante e um Enfermeiro anestesista.
Quando tenho alta?
A alta costuma ser dada no mesmo dia da cirurgia.
Depois da cirurgia vou ter dor?
Pode causar algum desconforto, especialmente nos primeiros dias, devido ao inchaço/edema. A dor não é uma queixa frequentemente relatada pelos doentes, no entanto, na alta é-lhe prescrita medicação analgésica para que esteja totalmente confortável.
Quais os cuidados a ter no pós-operatório?
Após a cirurgia, os cuidados incluem alimentação líquida e fria durante 3 dias, depois pode progredir conforme for tolerando para dieta normal. Deve manter uma boa higiene oral para prevenir infeções e fazer a medicação prescrita. É recomendado colocar gelo nos primeiros 3 dias para ajudar a diminuir o edema/inchaço.

Os pontos são absorvíveis , não sendo necessário retirá-los. É recomendado evitar atividades físicas intensas nas primeiras 2 semanas. O acompanhamento pós-operatório com a cirurgiã é fundamental para monitorizar a recuperação.
Quando posso voltar a fazer exercício físico?
Habitualmente é recomendado uma pausa de exercício durante 2 semanas, dependendo da sua recuperação.