Dra. Sílvia Dionísio

Excisão de Lesões Cutâneas Benignas

O que é?

A excisão de lesões cutâneas benignas é um procedimento médico utilizado para remover lesões na pele que não apresentam risco de se tornarem malignas, mas que podem ser esteticamente indesejáveis ou causar desconforto. Essas lesões podem incluir nevos (sinais), lipomas, quistos, verrugas, queratoses seborreicas, entre outras.

Existem diferentes técnicas para realizar essa remoção, e a escolha do método depende de vários fatores, como o tipo, tamanho e localização da lesão, bem como as preferências do paciente. As opções mais comuns para a remoção de lesões benignas incluem curetagem, excisão cirúrgica e laser.

Curetagem

A curetagem é um procedimento em que uma ferramenta especial, chamada cureta, é usada para raspar a lesão da pele. Este método é mais indicado para lesões superficiais e não muito profundas.

É um procedimento rápido, sem incisões ou pontos de sutura e com um tempo de recuperação curto.

Indicações: verrugas, queratoses seborreicas e lesões superficiais.

Laser

O tratamento a laser permite remover ou vaporizar a lesão cutânea.

Indicações: lesões superficiais, como queratoses seborreicas, verrugas e nevos pequenos.

Excisão Cirúrgica

A excisão cirúrgica consiste num corte na pele com bisturi, remoção completa da lesão e encerramento da ferida com pontos de sutura.

Indicações: nevos (sinais), lipomas, quistos e lesões cutâneas maiores ou mais profundas.

Casos

1 mês pós curetagem de lesão do nariz.
Exérese cirurgica de sinal da face. Pós-óp imeadito com pontos na pele e penso steri-strip. Resultado 1 mês depois sem cicatriz visível.
Dra. Sílvia Dionísio

Remoção de fibroma com laser.